Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ÂNIMO NOVO PARA O ANO NOVO

 

Ânimo novo para o ano novo

- Dt 11 8 –15   -     Pr Jair Cardozo


O povo  de Israel por 450 anos peregrinou no Egito, terra que só produzia mediante trabalho árduo de irrigação dos campos com as águas do Nilo. Por outro lado, a Palestina, a terra de Canaã não dependia de tanto esforço humano, mas sim, como  veremos no  texto, da boa vontade de Deus. . . . terra que mana leite e mel.

No contraste destas duas terras, temos a figura do homem natural e do homem espiritual: o primeiro, cuida de si mesmo e enche-se de cuidados; o homem espiritual, habita outra terra e a sua fé fá-lo vencedor. Passa pelas mesmas lutas e problemas, mas aprende lançar seus cuidados sobre o Senhor.

O texto em si mesmo: . . os olhos do Senhor vosso  Deus - que expressão   gloriosa ! Não se trata de um tributo de Deus, sua onisciência - mas do seu interesse pelos remidos, o  desejo que  Ele tem de estar sempre com o seu povo, estarão sobre ela continuamente (para sempre), desde o princípio até o fim do ano.
     Como tem sido para nós este ano que terminou ?

     Que nos trará o ano novo? A terra que passais a possuir é de montes e vales. ..
Nesta época aparecem muitos futurólogos trazendo o que vai acontecer .Tudo engano e mentira e ninguém pode predizer o futuro. Nós também não sabemos o que está reservado para nós neste novo ano; mas uma coisa sabemos: que o  Senhor estará conosco !  É a sua promessa e certamente Ele vai cuidar de nós.

Que possamos, irmãos, marchar  com  fé e coragem por esta  terra  que Deus nos dá. Ele vai prover para nós a coluna de fogo à noite, a nuvem de dia e o maná em cada manhã. Aleluia !

" Se diligente obedecerdes . . . darei as chuvas a seu tempo. . ."  Chuvas. Um fenômeno  da natureza que aqui tem outra conotação, mas no sentido espiritual e que não leva em conta o relevo, a vegetação ou um fator climático. Chuvas que vêem pela obediência à Palavra do Senhor, que trarão bênção de fartura.

Invertendo o texto por um momento: Os nossos olhos também estão postos em nosso Deus ? Do começo ao fim do ano? Isso é muito importante. Essa reciprocidade traz vitórias para a nossa vida. Quando cercado pelos inimigos, o rei Josafá assim se expressa, em II Cr 18: nós não sabemos, Senhor, o que fazer, mas os nossos olhos estão postos em Ti !

Agora, apagando o texto: Que faremos sem o cuidado de Deus sobre nós? Certamente não obteríamos êxito em nossas iniciativas, em nossos projetos.

Usando o texto: Que faremos, irmãos? Sejamos alegres, felizes e confiantes neste novo ano que o Senhor nos dá.

Certamente teremos provações, passaremos por inúmeras dificuldades, mas Deus continuará cuidando do Seu povo. Ainda que derrotado, Satanás não morreu. Ele continuará ao nosso derredor, procurando nos ferir com seus dardos inflamados, mas Deus não nos  abandonará:  . . .os olhos do Senhor, nosso Deus, estarão sempre sobre o seu povo. . . Voltemos à Palavra, nos v  25 : Ninguém vos poderá resistir . . .

O Senhor nos dá consolo e direção para as nossas vidas. Como no passado, compete a cada um de nós obedecer ou não o  que  Ele tem determinado para nós.

No  vs  26 temos uma escolha: a bênção ou a maldição .. . .  Escolha a bênção . . .

IGREJA MISSIONÁRIA FILADÉLFIA

Rua Carolina de Assis, 19 – 36 045 020 – Juiz de Fora –MG – Telef 032 3215 9225
Cultos: terças, quintas e sábados, às 19.30h
Aos domingos, às 09, 17.30 e 19.30h

Nenhum comentário:

Postar um comentário